O que faz do Brasil, Brasil by Roberto DaMatta
Author:Roberto DaMatta
Language: por
Format: mobi
Publisher: Rocco
Published: 2013-04-13T04:00:00+00:00
Mas como é que o povo define e vê o Brasil no Carnaval? Qual a receita para o Carnaval brasileiro?
Sabemos que o Carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres. Numa palavra, trata-se de um momento onde se pode deixar de viver a vida como fardo e castigo. É, no fundo, a oportunidade de fazer tudo ao contrário: viver e ter uma experiência do mundo como excesso – mas agora como excesso de prazer, de riqueza (ou de “luxo”, como se fala no Rio de Janeiro), de alegria e de riso; de prazer sensual que fica – finalmente – ao alcance de todos. A “catástrofe” que o Carnaval brasileiro possibilita é a da distribuição teórica do prazer sensual para todos. Tal como o desastre distribui o malefício ou a infelicidade para a sociedade, sem escolher entre ricos e pobres, como acontece normalmente, o Carnaval faz o mesmo, só que ao contrário. O Rei Momo, Dionísio, o Rei da Inversão, da Antiestrutura e do Desregramento, coloca agora uma possibilidade curiosa e, por isso mesmo, carnavalesca e impossível no mundo real das coisas sérias e planificadas pelo trabalho. E que ele sugere um universo social onde a regra é praticar sistematicamente todos os excessos!
Entre nós, brasileiros, realizar isso é poder descobrir que o Carnaval é percebido como algo que vem de fora, como uma onda irresistível que nos domina, controla e, melhor ainda, seduz inapelavelmente. Algo que chega até nós periodicamente sem que haja possibilidade de resistir. É também descobrir que, por causa disso mesmo, todos são iguais – ou podem ser iguais – perante o Carnaval. Desse modo, o Carnaval, com suas regras de inversão, fica como que deslocado da realidade cotidiana, podendo ser vivido como algo de fora e, daí, como algo que surge como uma regra ou lei natural que teria validade para todos, independentemente de sua posição na estrutura social. Ou apesar dela... Ou por causa dela...
Mas que é isso que o Carnaval consegue fazer com o Brasil? Que extraordinário é esse que chamamos coletivamente de Carnaval?
Penso que o Carnaval é basicamente uma inversão do mundo. Uma catástrofe. Só que é uma reviravolta positiva, esperada, planificada e, por tudo isso, vista como desejada e necessária em nosso mundo social. Nele, conforme sabemos, trocamos a noite pelo dia; ou, o que é ainda mais inverossímil: fazemos uma noite em pleno dia, substituindo os movimentos da rotina diária pela dança e pelas harmonias dos movimentos coletivos que desfilam num conjunto ritmado, como uma coletividade indestrutível e corporificada na música e no canto. No Carnaval, trocamos o trabalho que castiga o corpo (o velho tripalium ou canga romana que subjugava escravos) pelo uso do corpo como instrumento de beleza e de prazer. No trabalho, estragamos, submetemos e gastamos o corpo. No Carnaval, isso também ocorre, mas de modo inverso. Aqui, o corpo é gasto pelo prazer. Daí por que falamos que “nos esbaldamos” ou “liquidamos” no Carnaval. Aqui, usamos o corpo para nos dar o máximo de prazer e alegria.
Download
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.
Whiskies Galore by Ian Buxton(41546)
Introduction to Aircraft Design (Cambridge Aerospace Series) by John P. Fielding(32898)
Rewire Your Anxious Brain by Catherine M. Pittman(18332)
Craft Beer for the Homebrewer by Michael Agnew(17940)
Cat's cradle by Kurt Vonnegut(14789)
Sapiens: A Brief History of Humankind by Yuval Noah Harari(14002)
Leonardo da Vinci by Walter Isaacson(12822)
The Tidewater Tales by John Barth(12406)
Underground: A Human History of the Worlds Beneath Our Feet by Will Hunt(11850)
Thinking, Fast and Slow by Kahneman Daniel(11824)
The Radium Girls by Kate Moore(11642)
The Art of Thinking Clearly by Rolf Dobelli(9942)
A Journey Through Charms and Defence Against the Dark Arts (Harry Potter: A Journey Throughâ¦) by Pottermore Publishing(9143)
Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit by John E. Douglas & Mark Olshaker(8732)
Tools of Titans by Timothy Ferriss(7834)
Wonder by R. J. Palacio(7750)
Turbulence by E. J. Noyes(7720)
Change Your Questions, Change Your Life by Marilee Adams(7394)
Nudge - Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness by Thaler Sunstein(7264)
